sexta-feira, 13 de julho de 2012

PROERD do 33º Batalhão da Polícia Militar de Sapucaia do Sul forma 1200 crianças





No dia 12 julho 12, ocorreu as formaturas das turmas que receberam instruções do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência). O evento ocorreu no Auditório da Escola Municipal Vanessa Ceconet pela manhã e à tarde.
Aproximadamente de 1200 crianças participaram da formatura e receberam o certificado de formação.
As aulas do PROERD são ministradas pelos soldados Elton Volnei Nunes Rossal e Flávio Santos da Silva. O alvo do programa são crianças do 5º ano.
O  PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que fora desenvolvido  em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo mais de 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998, com a formação de duas turmas de alunos da  Escola Piratini,  em 15 de julho do mesmo ano.                            
A Brigada Militar de Sapucaia do Sul, desde 2001, vem desenvolvendo o PROERD nas escolas do município, através de policiais militares treinados e com perfil de docentes, tendo sido atingido até o momento mais de 21.000 (vinte e seis mil) alunos.
As metodologias aplicadas, além do apoio didático do Livro do Estudante PROERD, são encenações teatrais, trabalhos em grupos e individualizados, que visam estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia a dia, ainda são trabalhos valores como: limites, disciplina, amizade e amor, cidadania, bem como a importância da família para cada um de nós.                                                                                                                     
O PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola  e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.                                         
As melhores redações sobre o tema, redigidas pelos alunos, receberam bolsas de estudo oferecidas pela  escola de informática Data Red e Olimpio. Também foram sorteadas entre os alunos duas bicicletas oferecidas pela empresa Millagás-Liquigás.
Nos eventos deste dia especial homenagem foi feia ao sargento Elton instrutor do  PROERD de Sapucaia do Sul que no mês de agosto deverá se aposentar depois de 30 anos de dedicação há Brigada Militar e há cinco anos na função de instrutor do programa educacional da Brigada Militar.
A escola de Música Silvio Costa esteve presente com a banda Séfor e a dupla de cantores Willian e Taiene, bem como o coral de crianças Carlos Bina Sogil da cidade de Gravataí que fizeram lindas apresentações.                            
            Prestigiaram o evento:
Srº  Comandante do 33º BPM Major Ronie de Oliveira Coimbra;
Srº Subcomandante do 33º BPM Capitão Rafael Luft;
Srª Chefe do Estado Maior da Brigada Militar de Sapucaia do Sul capitã Deise Kologeski;
A Srª Secretária de Educação de Sapucaia do Sul Marisa Kutter;
Srª Vânia Mello representante da Milla Gás;
Srº Daniel Lopes representando escola de Informática Olímpio;
Srº Elder Nunes representando a escola de Informática Data Red.
Sargento Manoel de Souza representando a secretaria de segurança de Sapucaia do Sul.
Senhor Cleber Oliveira e Irone Cunha do conselho Tutelar.
Demais militares, pais e professores das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite nosso Blog: http://cpmbmrs.blogspot.com.br - Comente a vontade nossas matérias. Obrigado.

Seguidores